- Breve explicação sobre os conceitos de planos, promoções e convênios.
Um plano é algo que a academia oferece, por exemplo, plano Musculação Livre. Um plano deve pertencer a uma categoria. Mais exemplos: plano 'Musculação 2X' da categoria 'Musculação', plano 'Musculação Livre' da categoria 'Musculação', ou seja, a categoria é o conceito que agrupa diferentes planos.
Uma promoção é quando você cadastra uma combinação de planos/categorias e determina que o cliente terá descontos quando estiver cadastrado em planos que casam com a promoção. Por exemplo, promoção cadastrada com descrição 'Musculação Livre + Categoria Ginástica', ou seja, quando o cliente estiver no plano 'Musculação Livre' e em qualquer plano da categoria 'Ginástica', então você determina que ele vai ter 25% de desconto na 'Musculação Livre' e 10% de desconto no plano da categoria 'Ginástica' que ele escolher. Essas promoções serão detectadas automaticamente pelo sistema e os valores corretos das mensalidades serão gerados com os descontos cadastrados.
Um convênio serve para agrupar clientes e seus planos escolhidos. Um convênio deve ter um responsável e uma forma de gerar mensalidades configuradas adequadamente. O principal objetivo do convênio é facilitar a administração de uma situação muito comum que acontece nas academias: vários clientes querem frequentar a academia em conjunto(uma família, empresa, grupo de pessoas, por exemplo) e um desconto deve ser aplicado de acordo com a quantidade de clientes ativos e você não quer ficar cadastrando novos planos para isso. O convênio pode ser configurado também para ter um valor de desconto sobre o plano escolhido pelos integrantes de forma progressiva, ou seja, quanto mais gente no convênio, maior será o desconto, e vice-versa. Para isso deve ser determinado uma tabela de preços que determina as faixas de integrantes e os descontos específicos.
O objetivo desse artigo é introduzir esses conceitos de forma breve, sem se aprofundar muito em nenhum deles, somente mostrar em qual situação cada um deles deve ser utilizado.
Fique ligado nos próximos artigos que serão publicados para saber todos os detalhes sobre essas funcionalidades do sistema e como tirar melhor proveito.
Em caso de dúvidas, por favor, contate o suporte através do e-mail suporte@mobilemind.com.br.