Quando a assinatura atinge o fim do período atual sem ser paga, ela muda seu status para pagamento pendente. Durante esse status, o pagar.me tentam cobrar o usuário todos os dias e também notifica por e-mail caso o pagamento seja bem sucedido, falhe ou não seja detectado. Além disso, mandam nesse e-mail um link para uma página onde ele pode alterar a forma de pagamento, trocar o cartão de crédito utilizado ou mesmo cancelar a assinatura.
Aa tentativa de cobrança é feita por 5 dias seguidos e, depois desse período, caso a recusa continue acontecendo, são realizadas mais 4 tentativas de cobrança com um intervalo de 3 dias entre elas.
Veja um exemplo fornecido pelo site do pagar.me:
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Prazo de Tolerância: Define por quantos dias seguidos vamos tentar cobrar o assinante. Esse valor é único para sua conta, ou seja, não é possível ter prazos de tolerância diferentes para planos diferentes.
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Número de tentativas de cobrança: Define quantas cobranças ainda serão realizadas depois que o prazo de tolerância acabar.
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Intervalo entre cada cobrança: Define o intervalo de dias entre cada tentativa de cobrança, ao fim do período do prazo de tolerância.
Neste exemplo, a primeira recusa foi no dia 4.