4 MINDS

4MINDS Gestão de Conhecimento

Cadastro de Sistemas



Descrição

Os sistemas são usados como modelos nas definições dos equipamentos. Nesse cadastro definimos quais os campos serão coletados para os equipamentos relacionados a esse sistema. Além disso, também são definidos os campos dos subsistemas, que são usados na geração do balanço energético.


Campos do Sistema

Campos exibidos no cadastro de um equipamento.

Configurações dos campos dos sistemas

- Tipo do Campo: define o tipo do dado coletado para esse campo
- Nome/Label: Defino o nome do campo, que será exibido no app
- Descrição: Descrição do campo
- Preenchimento opcional: Se campo vai ser obrigatório
- Identificador descrição: Indica que o campo vai indicar a descrição do equipamento
- Identificador quantidade: Indica que o campo vai indicar a quantidade do equipamento
- Identificador potência: Indica que o campo vai indicar a potência do equipamento

Tipos de Campo

- Número decimal: Permite digitar números.

- Valores fixos separados por vírgula: Usando essa opção é possível informar determinados valores separados por vírgula, que serão convertido em opções para seleção no cadastro do equipamento. Por exemplo, se informarmos A,B,C o usuário terá que escolher uma opção entre A, B ou C.

- Número inteiro livre: Essa opção vai habilitar campos para colocar os controles de valor máximo e valor mínimo permitido para o número.

- Faixa de calores numéricos inteiros (mais/menos): Essa opção vai habilitar um controle de mais/menos no aplicativo (+/-) para seleção dos valores. Os valores são definidos de acordo com faixa inicio e faixa fim.

- Seleção de cadastro auxiliar: Essa opção vai permitir que os dados sejam selecionados a partir dos dados de um castro auxiliar. Você pode definir que os valores são somente leitura ou se o o usuário poderá adicionar novos valores, e também se o usuário pode selecionar vários valores ou apenas um.

- Faixa de calores numéricos inteiros (slider): Essa opção vai habilitar um controle de slide no aplicativo para seleção dos valores. Controle ideal para pequenas faixas de valores. Os valores são definidos de acordo com faixa inicio e faixa fim.

- Texto livre: Permite digitar um texto.


Campos do Subsistema

Os campos do subsistema são usados na geração do subsistemas, que são gerados a partir dos equipamento dos sistemas. Eles também são usados no cadastro dos equipamentos propostos, já que esses devem ter os mesmo campos dos subsistemas para que ocorram os cálculos. Os campos do subsistema podem ser de dois tipos:

1 - Campos relacionados as campos do sistema - Nesse caso os valores do campo do sistema são usados da forma que foram cadastrados.
2 - Campos de formula - Nesse caso uma formula é aplicada.

Configurações dos campos do subsistema

- Numérico: Indica que o campo deve ser usado como número.

- Ignora Eq. Proposto: Usado para campos de formula. Quando marcado, indica que o cálculo da formula vai ser ignorado para os equipamentos propostos e os valores poderão ser informados manualmente na tela de edição do equipamento proposto do subsistema.

- Campo: Relaciona o campo do sistema ao campo do subsistema.

- Energia Consumida: Indica que o campo vai ser o total de energia consumida do subsistema. O valor desse campo é usado nos cálculos do balanço energético.

- Formula: A formula para o cálculo do campo

- Chave: Nome único do campo usado como variável nas formulas.

- Descrição: Descrição do campo exibida na tabela de subsistema.

- Quantidade: Indica que o campo deve ser usado como quantidade. A quantidade pode ter origem em um campo do sistema ou pode ser um campo calculado. 

* Se a origem for um campo do sistema, apenas relacione o campo e marque ele como quantidade. Esse campo será usado como somatório no processo de criação dos subsistema, para indicar a quantidade de equipamentos "unificados" nesse processo.

* Se a origem da quantidade vier de uma formula, o campo da formula deve ser marcado como quantidade, mas também deve ser marcado como quantidade o campo do somatório (como mencionado anteriormente). Os campos do somatório podem ser um ou mais. O resultado da formula não sofre somatório, apenas o campos relacionados ao sistema.