Configurações
Para começar a utilizar o registro automático de check-ins do Gympass, é necessário:
- informar ao 4Gym:
- o id do estabelecimento no sistema do Gympass
- que pode ser encontrado na página inicial do Gympass no canto superior direito ao lado do nome da academia;
- em que plano cadastrar os clientes do Gympass; e
- informar ao Gympass que deve enviar os eventos de checkin ao 4Gym:
- na tela de "Integrações" do Gympass, selecionar o 4Gym.
As outras informações são para registro de contas a receber.
Rotina
Quando o 4Gym recebe um check-in do Gympass, ele procura no estabelecimento um cliente que esteja relacionado ao usuário do Gympass que fez esse check-in:
- se encontrar um cliente, então registra o check-in para que seja validado;
- se não encontrar nenhum, o 4Gym procurará por um cliente com o mesmo e-mail que esse usuário do Gympass:
- se encontrar um cliente, então relaciona esse cliente ao usuário do Gympass;
- se não encontrar nenhum, o 4Gym cadastra no estabelecimento um novo cliente e, então, relaciona esse novo cliente ao usuário do Gympass.
- se for válido, cadastrará período de uso de 1 dia para o cliente vinculado. Para isso:
- certificará que o cliente esteja cadastrado no plano escolhido;
- lançará uma nova parcela na conta a receber relacionada ao plano do cliente no valor informado no campo "Valor por check-in":
- Ao cadastrar essas parcelas, é verificado o campo "Limite mensal" para que a soma dos valores das parcelas referentes a check-ins do Gympass de cada cliente a cada mês não ultrapasse esse limite, portanto, após esse limite ser atingido, as contas serão lançadas com valor zerado até o final do mês;
- As parcelas são lançadas com data de pagamento para o mês seguinte no dia selecionado no campo "Dia do mês que o Gympass realiza o pagamento";
- "Tipo de pagamento" é a forma que Gympass paga o estabelecimento.
- se não for válido, apenas salvará a resposta do Gympass no checkin.
- se não quiser esperar que a validação seja feita automaticamente, é possível forçar a validação na tela de check-ins através do botão "Confirmar".
Se um usuário do Gympass já tinha cadastro no estabelecimento antes mas tinha um e-mail diferente e o 4Gym cadastrou outro cliente, é possível trocar o cliente relacionado ao usuário do Gympass:
- na listagem de Check-ins do Gympass, há um botão chamado "Listar usuários do Gympass";
- ao alterar o cliente associado:
- o comportamento normal é enviar para o arquivo morto o cliente antigo, pois geralmente esse cliente terá sido erroneamente criado pelo 4Gym, entretanto, caso isso não seja desejado, basta desmarcar a opção "Enviar cliente antigo para o arquivo morto";
- se o cliente estiver ativo no plano que foi anteriormente selecionado na tela de configurações do Gympass, ele será inativado e a conta a receber relacionada a esse plano do cliente, juntamente de suas parcelas, será excluída permanentemente.